segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Religião X Ciência

Hoje não teremos poesias, tampouco ilusões, paixões à flor da pele.
Hoje teremos um pouco dos meus pensamentos que viajam por esse mundo. Frenquentam assuntos inóspitos. Assuntos que são evitados. Assuntos que conflitam dentro de mim. Pensamentos meus...


***

Fui criado na igreja católica. Batizado, fiz primeira comunhão e crisma. Sou frequentador de missa. Mas sempre me faço uma simples pergunta: será que eu sou realmente católico?
Essa pergunta pode parecer óbvia de se responder. Claro que sou. Sou Católico e ainda por cima praticante, como muitos dizem, apesar de não concordar com essa divisão.
Mas essa resposta não me convence. Não. Eu não me considero católico. Minha mente é questionadora demais pra aceitar dogmas, verdades imutáveis. Não tenho uma venda nos olhos, como alguns milhões e nem aceito tudo sem questionar. Sou um ser pensante.
Vou tentar expressar o que eu penso:
Para chegar no meu trabalho posso fazer vários caminhos diferentes. Alguns mais curtos, outros mais longos, mas todos me levam ao mesmo destino. Vejo religião assim. Todas levam ao mesmo objetivo, apesar das doutrinas e culturas diferentes. Todas tem qualidades e defeitos. Em todas elas há fanatismo. Todas.
E em paralelo à religião vejo a ciência. Como óleo e água que não podem ser misturados. São distintas e trabalham em campos de pensamento diferentes. A igreja erra e erra muito quando tenta transcender essa barreira. Uma muralha intransponível que pune violentamente quem tenta ultrapassá-la.
A igreja católica até hoje se desculpa pelos erros brutais cometidos no passado. Essa igreja, até hoje, - centenas de anos depois - paga um preço alto pela sua tão famosa "santa" inquisição. Cientistas foram censurados, tiveram que desmentir suas teorias e quem não fizesse isso era morto. Muitos foram mortos. Pagaram caro pelos seus estudos.
O tempo provou que esses cientistas estavam certos e aí foi a vez da igreja rever seus conceitos. A "santa" igreja católica teve que se adaptar ao novo mundo. Tornar-se mais tolerante. Aprender a lidar com a ciência que evolui a passos largos enquanto a igreja está acorrentada, imóvel, enraizada em um conservadorismo sem propósito e idiota.
E engana-se quem pensa que a tal inquisição acabou. Ela apenas mudou de forma. Os assassinatos agora são mais discretos. Agora quem morre são os doentes na fila de hospital que esperam desesperadamente a ajuda de Deus. Um Deus que nos deu a inteligência para poder desenvolver estudos com células-tronco, por exemplo, que podem salvar milhares de vidas.
Um Deus que a igreja católica fere quando tenta impedir esses estudos, mais uma vez navegando por mares que não conhece.
O estudo dessas células-tronco nos permite, hoje, usá-las terapeuticamente. São úteis em terapias de combate a doenças cardio-vasculares que são responsáveis por mais de 15% dos óbitos de adultos jovens de 20 à 49 anos. Esses números aumentam significamente quando se trata de pessoas acima de 50 anos. Podem ser usadas também no tratamento de doenças neurodegenerativas, diabetes entre várias outras. E a igreja insiste em ser contra por conservadorismo. Tudo muda o tempo todo. Tudo se move, já dizia Heráclito. Inclusive o mundo.
Talvez daqui a centenas de anos a sociedade ganhe alguns milhares de santos. Talvez a igreja canonize essas pessoas que morreram esperando transplantes ou que se foram na esperança de um dia acharem a cura pra sua doença, achando que isso é uma maneira de se desculpar pela absurda falta de... senso.
E lá de cima do altar, um deus que insistem em manter crucificado, exposto aos olhos do mundo, sangra cada vez mais ao ver os absurdos que são feitos em seu nome.


Sei que esse assunto causa polêmica e muitas pessoas de bem não concordarão. Entendam que esse é apenas o ponto de vista de uma pessoa com uma mente inquieta que gosta de entender como as coisas funcionam. Nada é, tudo está.

4 comentários:

Eliane disse...

Meu querido, não sei se vc é católico, mas de uma coisa tenho certeza, tem FÉ. É, assim mesmo, em maiúsculas. E sabe porque? Vc tem dúvidas, questiona, pensa, enfim. Toda doutrina que não é maleável, tende a se quebrar, perder o sentido, e vc pelo que percebo não digere tão facilmente tudo que vem sendo passado atraves dos tempos pela "santa" Igreja.
É isso aí, garoto, continue mastigando bem antes de engolir. Mandou bem, muito bom o texto.
Um beijão, sobrinho, sou sua mais nova fã,rsrsrs..

Eliane disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fabricante de Sonhos disse...

Lindoooo texto!
Vc pensa, né amor...
E vc sabe o que eu penso sobre religião...
Vc colocou seus pensamentos e idéias de modo claro, sem julgamento, de forma lúcida.
Polêmica? Não liga pra isso... A verdade é história... Quem quiser saber das verdades da igreja católica que estude sobre....
Falo da instituição igreja, e não da fé, nem do mito.
Só para ficar claro... rs.

Te amo, meu pensador!

Beijos!

Willa disse...

Bem colocado quando você fala que existem muitas coisas, porém levada a um unico caminho.

Bom final de semana, gostei daqui. (: